Nome conhecido por qualquer um que já tenha calçado um par de tênis no município de Caçapava do Sul, Francisco de Assis Paz, teve uma carreira rápida e espetacular, conquistando diversos títulos, que variavam dos níveis municipal a continental.
Com um treinamento brutal, que incluía desde volumes diários superiores a 25 km, até várias repetições de 400 metros em tempos inferiores a 1 min, com baixo intervalo, o atleta era conhecido pela sua força física e pelos seus imbatíveis esprints finais; características que o levaram a ser Campeão Nacional, nos 10.000 metros, Troféu João Carlos de Oliveira (para o qual eram selecionados os melhores atletas brasileiros da época), e, Campeão Sul Americano na Travessia de Las Costas em Montevideo, no Uruguay .
Com o início de carreira motivado pela reabilitação, pós uma lesão de futebol que o levou a retirada dos meniscos, Assis teve um início atípico e tardio, começando no esporte próximo aos 30 anos de idade e chegando a excelência física em um curtíssimo período de tempo. Durante os poucos mais de 10 anos em que esteve ativo, o atleta alcançou marcas como 29 min e 36 seg nos 10.000 metros, e venceu diversas provas que variavam dos 5.000 metros a meia maratona.
Em relatos de atletas da época ele é descrito como: Rápido, muito talentoso, tranquilo e extremamente agressivo nos últimos quilômetros de prova.
Quer saber mais sobre a história deste e de outros atletas? Procure pela 2ª Edição do Livro Atletas, Seus Feitos e Suas Histórias, escrito por Carlos Mário Pereira da Silva.