Viemos através deste comunicado, informar a Comunidade Esportiva Caçapavana, que destinaremos uma categoria, dentro do blog, exclusivamente a divulgação de outros esportes, individuais ou coletivos, que são praticados no município, mas que porém, assim como o atletismo, não possuam incentivo por parte dos Órgãos Públicos e Conselho Municipal de Desportos de Caçapava do Sul.
Temos como finalidade a criação de um espaço para a divulgação e apoio a estes esportes.
Desta forma, convidamos todos os desportistas de Caçapava que estejam fora do meio futebolístico a fazerem parte do nosso blog, enviando notícias, resultados e afins.
Preparem os pulmões! Vem ai um ultra-desafio dos bons! Dia 19 de Junho de 2016, vai acontecer a Ultramaratona 6 Horas EsFAS de Santa Maria. É uma prova que além da categoria de competição individual, oferece a possibilidade de formação de equipes (duplas e quartetos). Da para juntar os pangarés todos e ir para lá!
Caçapava do Sul, se assim Deus permitir, vai ser representada por um quarteto masculino.
Os convocados de antemão são (4 atletas e 1 técnico):
- Benhur Paz;
- Charles Dias (... de repente nem tão masculino assim também ... :p);
- Clésio Oliveira;
- Eduardo Zago;
- Paulo Sergio Mendes.
Inscrições e informações através do link: http://www.alansangoi.com.br/#!blank/wxr6d
Um percurso fora de estrada de 50 km, na montanha, em uma ilha vulcânica, foi a opção de diversão escolhida pelo Ultramaratonista Andrew, no final de semana passado.
O Porto-alegrense Andrew Santana Pompeo, completou no último Sábado (07/05/2016), os 50 km da Jeju Trail 50k, na ilha vulcânica de Jeju - Coréia do Sul. O atleta, representante das equipes Diretoria, Desafiando Limites (a qual também pertencem atletas Caçapavanos), Procergs Runners e Heart's Natural, completou a prova em um tempo de 8 h, 21 min e 10 seg.
Andrew correu também, no domingo, a prova de 10 km.
Andrew (mais faceiro que filhote de Ganso em taipa de açude) correndo os 50km.
Tem uma frase, de um grande boxeador chamado Muhammad Ali (Cassius Clay),
que fala: "Voe como uma barbuleta e pique como uma abelha" ...
Eis a parte da borboleta ... :P (10 Km).
Confira os vencedores do evento principal:
Geral Masculino 50 km
1º Woon GH - 6h, 20 min e 20 seg;
2° Jin Kim Yeong - 6h, 28 min e 30 seg;
3° Patrick Piche - 6h, 34 mim e 05 seg
Geral Feminino 50 km
1ª Sarah Goudreau - 7h, 39 min e 18 seg;
2ª Minhwa Cha - 7h, 45 min e 11 seg;
3ª Kim SeHee - 8h, 30 min e 23 seg.
Pódium Geral Masculino (Woon GH ao centro).
Pódium Geral Feminino.
Além da distância, o percurso por caminhos irregulares, com pedras, mata, grama, subidas e descidas intermináveis, uma altitude máxima de 1600 metros e mínima de 600 metros, tornam a Jeju Trail 50k um desafio e tanto pra quem gosta de uma sarna pra se coçar.
Chegada 50 k
Fontes: http://www.trjeju.com/; Wikpedia e Andrew Pompeu / Créditos pelas imagens: RunPlay e Purna Yu.
Dia 29 de Maio de 2016 terá corrida em São Gabriel. Com o percurso de 5,5 km, a prova fará parte do Circuito de Corridas ASCORG 2016. Inscrições no local, até meia hora antes da largada.
Inscrições: R$ 10,00 + 1Kg de Alimento não perecível.
É na próxima 5ª Feira, no município de Alegrete - RS, a 1ª Rústica Cabanha Casa de Carnes/URCAMP.
Maiores informações com Rodrigo Azevedo, ou entrando em contato com o Curso de Educação Física da URCAMP - Campus Alegrete.
Aconteceu neste Domingo dia 15 de maio de 2016, na cidade de Silveira Martins - RS, a 2ª Corrida Subida da Imigração, organizada pela Prefeitura de Silveira Martins e a Assessoria Esportiva Ideia Fixa. A prova que abriu a Semana da Imigração Italiana, possui um dos percursos mais casca grossa do estado e foi disputada nas modalidades de 5,8 km e 10 km.
O cenário adverso, de subida forte, favoreceu o Caçapavano Paulo Sérgio de Sena Mendes, que acostumado com percursos semelhantes em sua rotina de treino, obteve a 2ª colocação.
Segundo Sérgio, como parâmetro de dificuldade, a subida da imigração, é mais forte que a subida da IMEC aqui de Caçapava do Sul.
Sérgio chegou a liderar em boa parte da segunda metade da prova, sendo ultrapassado próximo ao final pelo atleta Adelar Schuler (Atual detentor do recorde Gaucho nos 3.000 metros com obstáculos e detentor da 11ª melhor marca Brasileira nos 3.000 metros com obstaculos).
Veja abaixo como ficou a classificação geral das duas modalidades:
5,8 km - Masculino
1° Adelar Shuler (Sempre voando baixo! Parabéns Adelar!!)
2° Paulo Sergio Mendes (Caçapava do Sul)
3° Eliseu Possobom
4° Gyann Ferreira
5° Victor Ciechovicz
5,8 km - Feminino
1ª Clarice Shuler
2ª Valdete Loureiro
3ª Adriane Filipetto
4ª Claudia Bertoncheli
Acabou no último domingo, dia 08 de Maio de 2016, o prazo para obtenção do índice olímpico para as provas de Maratona e Marcha Atlética.
Entre os homens, 13 maratonistas conseguiram superar a marca mínima de 2 h 19 min. Entre as mulheres 7 mulheres conseguiram superar a marca de 2 h 45 min.
Apenas os detentores das 3 melhores marcas em cada naipe (limite de participantes por país) foram convocados.
Na marcha atlética 50 km, 3 atletas brasileiros obtiveram o índice.
Veja abaixo a lista de atletas classificados e as marcas que lhe deram a classificação:
Maratona Masculina
Marilson Gomes dos Santos - 2 h 11 min - Hamburgo, Alemanha.
Paulo Roberto de Almeida Paula - 2 h 11 min 02 seg - Fukuoka, Japão.
Solonei Rocha da Silva - 2 h 13 min 15 seg - Milão, Itália.
Maratona Feminina
Adriana Aparecida da Silva - 2 h 31 min 23 seg - Hamburgo, Alemanha.
Marily dos Santos - 2h 37 min 25 seg - Sevilha, Espanha.
Graciete Moreira Carneiro Santana - 2 h 38 min 33 seg - Sevilha, Espanha.
50 km marcha (Prova exclusivamente masculina)
Jonathan Riekmann - 3 h 55 min 26 seg - Dudince, Eslováquia.
Mário José dos Santos Junior - 3 h 55 min 36 seg - Dudince, Eslováquia.
Caio Oliveira de Sena Bonfim - 4 h 01 min 42 seg - Santee, Estados Unidos.
Veja um pouco sobre os(as) maratonistas que irão representar o Brasil:
Marilson Gomes dos Santos - Bicampeão da Maratona de Nova York (2006 e 2008); Tricampeão da São Silvestre (2003, 2005 e 2010); atual detentor dos recordes brasileiros de 5.000 m, 10.000 m e Meia Maratona.
Melhor Marca na Maratona: 2h 06 min 34 seg.
Paulo Roberto de Almeida Paula - Camão Maratona de Pádua 2013; 8° Colocado na Maratona Olímpica de Londres 2012; Campeão Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte - MG 2011; Campeão Corrida Internacional de Tolima, Colômbia em 2011. Melhor Marca na Maratona: 2h 10 min 23 seg.
Solonei Rocha da Silva - Medalha de Ouro na Maratona dos Jogos Pan-Americanos de 2011; Campeão da Maratona Internacional de São Paulo em 2012. Melhor Marca na Maratona: 2h 11 min 40 seg.
Adriana Aparecida da Silva - Bicampeã Pan-Americana de Maratona (2011 e 2015); detentora do recorde sul-americano de maratona. Melhor Marca na Maratona: 2h 29 min 17 seg.
Marily dos Santos - Campeã Maratona de Pádova 2012; Campeã da Maratona do Rio de Janeiro 2007; Campeã da Maratona de Santa Catarina 2008. Melhor Marca na Maratona: 2h 31 min 55 seg.
Graciete Moreira Carneiro Santana - Bicampeã da Maratona de Salvador (2013 e 2015); Campeã da Maratona de Florianópolis 2013; Campeã da Maratona de Londrina 2011. Melhor Marca na Maratona: 2h 38 min 33 seg. Fontes: CBAT, COE.
E estão crescendo as opções de corrida de rua no estado. Para quem gosta de sair do asfalto a 2ª Trail Trekking Beneficiente, que ocorrerá em Nova Hartz - RS no dia 22 de Maio de 2016 é um prato cheio. Maiores informações, ligue para 51-96320412.
Acontecerá neste fim de semana, dia 15 de maio de 2016, a 32ª Rustica do Trabalhador, no município de Alegrete - RS. (Não me perguntem onde fica o Alegrete! :D) ... Maiores informações no cartaz abaixo.
A associação de corredores de rua Gabrielense anunciou por via de sua rede social recentemente a 5ª Rústica do Desafio, que ocorrerá na cidade de São Gabriel - RS, com largada 0h e 01min da virada do dia 24 para o dia 25 de maio de 2016, em frente a Praça Dr Fernando Abbott. O percurso será de 4 quilômetros.
Antes de tudo é importante destacar a divergência que existe entre estudiosos da área sobre a forma correta de realizar o primeiro contato com o solo. Alguns defendem um primeiro contato COM O CALCANHAR, outros defendem que este contato deve ser realizado com o MEIO PÉ.
Nesta postagem não vou entrar em questões técnicas sobre o assunto, até por que sou formado em Mineração, e assim entendo muito mais de mecânica de rochas do que da mecânica do corpo humano. hehe! Mas o que tenho visto é que vem crescendo o número de estudos que reforçam que a pisada com meio pé é a mais correta. Estudos realizados com atletas de elite por todo o mundo demonstram que eles aterrizam com o meio pé.
Então deixo bem a critério de cada um a escolha, e recomendo que estudem os dois lados da moeda, e, o principal ... experimentem e vejam a qual tipo de aterrizagem o corpo de vocês se adapta melhor, pois cada um tem uma mecânica diferente.
Abaixo citarei algumas vantagens da pisada que pratico (com o meio pé), explicar o que me levou a escolher correr desta forma e dar a minha opinião de Atleta sobre o assunto:
As principais vantagens atribuídas a aterrizagem com o meio pé, segundo os estudos que li, são:
Menor impacto sobre as articulações, principalmente sobre quadril e coluna, pois há mais um meio amortecedor envolvido (o pé). Quando se pisa com o calcanhar, segundo estudiosos do assunto, além de não usarmos as articulações do pé para absorver os impactos, como aterrizamos com o pé a frente do eixo de gravidade do corpo, quando o pé aterriza estaríamos exercendo uma força contrária ao movimento (para trás).
Menor tempo de contato com o solo (se perde menos tempo em contato com o solo e esse tempo é convertido em mais velocidade).
2. Minha opinião sobre o assunto:
2.1. Meu histórico de tentativas:
Quando comecei a correr a uns 10 anos atrás, pisava com o meio pé naturalmente, nesse período de mais ou menos 2 anos, não tive nenhuma lesão. O tempo foi passando e comecei a procurar dicas de técnica e postura na internet. Na época a moda eram tênis super tecnológicos com amortecimento da Nasa :p , e talvez em função disto, defendia-se muito a pisada com o calcanhar; era só o que se via.
Comecei a adaptar a minha pisada para o Calcanhar e com isso mudou toda a postura, me senti mais lerdo e comecei a sentir dores que não sentia antes, após os treinos (pensava que fosse normal, pois estava em fase de adaptação). Surgiu a primeira lesão no joelho (edema ósseo na tíbia), e desde então pequenas e nem tão pequenas lesões vieram me acompanhando, com uma frequência média de 2 (duas) por ano.
No final de 2014, resolvi voltar a correr como corria no início (aterrizando com o meio pé) e até então nada de lesões, melhorei meus tempos significativamente e as dores no quadril pós treino cessaram.
Importante ressaltar também que a sensação que tive com relação ao impacto, é que, sinto muito menos o impacto correndo descalço e aterrizando com o meio pé, do que com um Asics Gel Nimbus da Nasa com super amortecimento de última tecnologia que eu usava até o final de 2014, quando aterrizava com o calcanhar.
2.2. O que penso:
Quando decidi voltar a correr aterrizando com o meio pé, parti da linha de raciocínio de que eu corria assim naturalmente desde criança. Basta tirar os tênis e dar uma corridinha que automaticamente o corpo começa a pisar com o meio pé, é instintivo. Quando observamos os quenianos e etíopes faturando provas por ai a fora, eles pisam com o meio pé. Então a teoria de que a pisada com o meio pé é a mais adequada não é um absurdo, é lógico.
O vídeo acima mostra, de forma muito boa, a técnica usada na pisada natural (com meio pé).
Ocorreu no ultimo domingo, dia 01 de Maio de 2016, em Santa Maria -RS, a 4ª Etapa do Circuito Estadual Sesc/Caixa de corridas. O Circuito é realizado e em 14 etapas classificatórias, que dão vagas para a Final Estadual em Porto Alegre - RS. A 4ª etapa contou com a participação de cerca de 1.000 atletas que disputavam vagas nas modalidades de 3km, 5km e 10 km.
Os Caçapavanos Benhur Paz, Luís Eduardo Zago e Paulo Sérgio Mendes estão classificados para a final. O atleta Clésio Oliveira, também do município, segue em busca da classificação.
Veja como ficou a colocação dos atletas Caçapavanos:
Atleta
Colocação Geral
Colocação Categoria
Distância
Clésio de Oliveira Gonçalves
40°
5°
5 km
Luís Eduardo Oliveira Zago
6°
2°
3 km
Paulo Benhur Paz Lopes
33°
3°
10 km
Paulo Sergio de Sena Mendes
23°
1°
10 km
Veja quem foram os vencedorer das provas de 3km, 5km e 10 km:
3 km - Naisson Nidgie Da Silva Pinheiro - Santana do Livramento - RS. 5 km - Renan Silva - São José do Norte - RS. 10 km - Dirceu Cândido - Nova Pádua - RS.