As paraolimpíadas Rio 2016 serão realizadas do dia 07 ao dia 18 de Setembro de 2016, e o atletismo será uma das modalidades esportivas disputadas. O atletismo faz parte do programa dos Jogos Paraolímpicos desde a primeira edição dos mesmos, em em 1960 - Roma.
O atletismo paraolímpico é praticado por atletas com deficiência física, mental ou visual. Há provas de corrida, saltos, lançamentos e arremessos, tanto no feminino quanto no masculino. Os competidores são divididos em grupos de acordo com o grau de deficiência constatado pela classificação funcional.
Nas corridas, os atletas com deficiência visual mais alta podem ser acompanhados por guias, ligados a eles por uma corda. Já entre os deficientes físicos, há corridas com o uso de próteses ou em cadeiras de rodas.
Modalidades e Categorias:
F – Field (campo): provas de arremesso, lançamentos e saltos
F11 a F13: deficientes visuais
F20: deficientes mentais
F31 a F38: paralisados cerebrais (31 a 34 para cadeirantes; 35 a 38 para ambulantes)
F40: anões
F41 a F46: amputados e outros (les autres)
F51 a F58: cadeirantes (sequelas de poliomielite, lesões medulares e amputações)
T – Track (pista): provas de corrida (velocidade e fundo)
T11 a T13: deficientes visuais
T20: deficientes mentais
T31 a T38: paralisados cerebrais (31 a 34 para cadeirantes; 35 a 38 para ambulantes)
T41 a T46: amputados e outros (les autres - os outros” (inclui todos os outros que não se enquadrem nos grupos já citados).
T51 a T54: cadeirantes (sequelas de poliomielite, lesões medulares e amputações)
- Onde encontro dicas de como iniciar no paradesporto aqui no Rio Grande do Sul?
Antes de começar uma atividade física o paradesportista, assim como qualquer atleta, deve passar por uma avaliação médica e posteriormente por avaliação com um profissional de Educação Física.
No Rio Grande do Sul existem duas Ongs/Associações que se destacam no trabalho e desenvolvimento de atividades esportivas com deficientes físicos, e ambas podem ajudar/dar um norte a quem deseja iniciar neste meio, são elas o Clube Gaúcho de Desporto em Cadeira de Rodas e o RS Paradesporto (olhe os sites relacionados ao fim da matéria).
No link abaixo uma matéria interessante sobre atividade física para usuários de cadeiras de rodas (alguns cuidados necessários): http://www.deficienteciente.com.br/cadeirantes-atividades-fisicas-e.html
- Como posso ajudar o paradesporto gaúcho?
- PROJETO PIÁ BASQUETEIRO: Realizado desde 2009 pelo Clube Gaucho de Desporto em Cadeira de Rodas em parceria com o RS Paradesporto.
Quem estiver disposto a contribuir com o programa pode entrar em contato com o RS PARADESPORTO através do e-mail rsparadesporto@yahoo.com.br ou pelo fone 3414.6381 (das 14h as 18h).
- PROJETO FÁBRICA DE CADEIRAS DE RODAS, PROJETO GOLFINHO, NUCLEO PARAOLIMPICO-CETE: Colaborações podem ser encaminhadas para o Clube Gaúcho de Desporto em Cadeira de Rodas, através da Agência 1587 Conta Corrente 3362-3 - OP 13 – Caixa Federal ou para mais informações através do contato pelos fones: 51 9944.9393.
Para informações sobre cada projeto acesse o link: http://ong.portoweb.com.br/cgdcr/default.php?p_secao=8
Ficou interessado? Abaixo alguns sites interessantes falando mais sobre o assunto:
Nível estadual:
- http://www.rsparadesporto.org.br/
- http://ong.portoweb.com.br/
- http://fepargs.blogspot.com.br/
Nível Nacional:
- http://www.ande.org.br/
- http://www.cpb.org.br/
- http://portaliniciaoparadesportiva.blogspot.com.br/
Oscar Pistorius - O primeiro paratleta a participar de uma olimpíada em igualdade de condições com atletas normais. Na imagem Oscar disputa a Semi-final dos 400 metros nas Olímpiadas de Londres 2012. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário