quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO - ETAPA FINAL DO CIRCUITO DE CORRIDAS DE RUA DA ASCORG

Acontecerá neste final de semana, dia 17 de Dezembro de 2017 (Sábado), a etapa final do Circuito de Corridas de Rua da ASCORG, em São Gabriel.
A prova de 7,5 km, terá a sua largada as 20h, e os gabrielenses prometeram o churrasco para os atletas caçapavanos.

NÃO PERCAM! VAMOS TODOS COMER O ASSADO DO NASPER!

Inscrições no link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSclluTiRXMn4mxotupxLn7LtdgpD7UuCany8f89ydDKVA5DPw/viewform


CAÇAPAVA FOI BEM REPRESENTADA NA VOLTA DA PAMPULHA 2016

A Volta da Pampulha é uma das provas de rua mais tradicionais e cobiçadas do país. O evento ocorre anualmente, em um percurso de 18 quilômetros, costeando um dos cartões postais de Belo Horizonte-MG, a Lagoa da Pampulha. A edição deste ano contou com a participação de 15 mil atletas, dentre eles, estava o caçapavano Jair Fernandes.

Jair e um companheiro de esporte (Roberto Santana - Pank), ambos vestindo uma camiseta com a escrita: Caçapava
Runners, em homenagem ao município de Caçapava do Sul. (Ficaram gatões :p)

Jair atualmente reside em Porto Alegre e começou a praticar atletismo recentemente, no ano de 2012, correu varias corridas, ja organizou provas e é membro fundador de um grupo de corridas na Capital.
Confira abaixo a entrevista que fizemos com o atleta:

Blog - Quando você começou a correr e o que te motivou a começar?
Jair - Comecei a correr em 2012, porque senti dores no peito. Fui ao médico e estava 12 kg acima do peso, hipertenso ... uma genética horrível ... enfim ...
Aí me preocupei. Estava separado, não tinha muito dinheiro. Pensei: tenho que fazer alguma coisa barata!
Comprei um tênis e comecei a correr. No primeiro dia corri 500 metros, até o mercado; quase morri. Falei: nunca mais vou correr. Mas fui insistindo! 
Em um ano tinha emagrecido 10 kg e estava tudo bem nos exames.

Blog - Sabe quantas provas já correu?
Jair - Acho que já corri umas 60 corridas. Tenho 450 treinos monitorados no runkepper (Aplicativo de corrida para celular).
Corri 2 São Silvestre, 1 meia maratona de São Paulo, 3 Meia Maratonas do Rio de Janeiro,
1 Meia Maratona de Porto Alegre, 3 Meia Maratona de Floripa e várias corridas menores, aqui em POA e no interior do estado.


Jair e suas 60 medalhas - Na mão direita a medalha de 3º lugar na categoria,
Rústica Rádio Caçapava.

Blog - Qual foi a melhor corrida pra você até hoje?

Jair - Á mais importante, pelo sentimento de ser na terra dos meus pais, foi a corrida da Rádio Caçapava em 2015, onde subi no pódio pela primeira vez (terceiro lugar na categoria de idade).
Mas meu objetivo é só manter a saúde. Completando as provas já estou feliz!

Blog - Ja passou por algum momento difícil, triste ou desagradável no meio esportivo?
Jair - Fiz uma cirurgia no joelho por causa da corrida. Chorei muito, achei que nunca mais ia correr. Hoje estou melhor do que antes. Tenho um grande grupo de corrida aqui em Porto Alegre. Somos em torno de 50 integrantes.
Uma vez, corri 22 quilômetros na TTT (Travessia de Torres a Tramandaí), no trecho de Torres a Rondinha. Na ocasião meu amigo de equipe faleceu na corrida. Esta parte é triste ... o eterno Binho da equipe Tag de Santo Ângelo.

Blog - Como foi a Volta da Pampulha pra você?
Jair - É a melhor prova do Brasil. Plana não tem uma subida se quer. Toda em asfalto
O clima estava 24° C, mas lá é quente, demos sorte.
Consegui ficar na posição 4.189 de 15.000 atletas. Na largada, havia um rapaz com microfone, divulgando o nome das cidades participantes. Eu passei e gritei " Caçapavaaa!!! ", e o rapaz falou o nome da cidade para 15 mil pessoas ouvirem. Foi um momento muito bom!


A volta da Pampulha deste ano foi vencida pelo 5º ano consecutivo pelo mineiro Giovani dos Santos, que completou os 17,8 km a um pace de 2:58 min/km.

Giovani dos Santos - O Monstro da Pampulha, conquistando o pentacampeonato.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

ATLETAS CAÇAPAVANOS FAZEM BONITO NA FINAL DO CIRCUITO ESTADUAL DE CORRIDA DE RUA DO SESC

Aconteceu neste final de semana, dia 04 de Dezembro de 2016, a Final Estadual do Circuito de Corridas de Rua do Sesc. Foram 3 provas: 3 km, 5 km e 10 km. Os atletas disputavam por duas categorias principais, comerciarios e usuários.
Os atletas caçapavanos Benhur Paz, Charles Dias, Eduardo Zago e Sergio Mendes, haviam obtido classificação e participaram do evento.
Confira os resultados obtidos abaixo:

Benhur Paz Lopes - 2° Cat. 50 a 54 anos Usuário 10 km - Tempo: 42 min 55 seg;
Charles de Jesus Dias - 4° Cat. 45 a 49 anos Comerciário 10 km - Tempo: 41 min 23 seg;
Luís Eduardo Zago - 3° Geral Usuário 3 km - Tempo: 9 min 48 seg;
Paulo Sergio Mendes - 2° Cat. 45 a 49 anos Comerciário 10 km - Tempo: 40 min 07 seg.

Confira abaixo algumas imagens do evento, resgatadas no site do Sesc e redes sociais:

Da esquerda para a direita: Paulo Roberto, Charles Dias, Benhurzão,
Eduardo Zago, Sérgio Mendes.
Sobre a Ponte Pênsil, do Rio Mampituba, pós prova.
Da Esquerda para a direita: Alcir (Cacequi), Penetra,
Benhur Paz (de verde), Sergio Mendes.

Premiação Geral Usuário - 3 km. Caçapava no degrau n° 3.

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

RESULTADOS - RÚSTICA RÁDIO CAÇAPAVA 2016

Aconteceu, no dia 27 de Novembro de 2016, a Rústica da Rádio Caçapava 2016, idealizada pela Rádio Caçapava e apoiada pelo Saladão, Mercado Super Engenho, Construssul, Móveis Pica-Pau, ASCORG, Fazenda Reconquistar, Grupo de Escoteiros Clareira na Mata e Corsan.
A edição deste ano, teve dois percursos. Além do tradicional percurso de 7 quilômetros, houve também uma rústica de 2 quilômetros, com o intuito de oportunizar/facilitar a participação de atletas mais jovens e iniciantes.
O percurso de 7km valeu pontuação para o Circuito de Corridas de Rua da ASCORG, e assim foi dado o primeiro passo para a formação de um Circuito de Corridas, que, a partir do ano que vem (2017), torne-se-á um circuíto regional.

O grande vencedor das duas provas foi o Gabrielense José Ivonei de Rosso no masculino e a Gabrielense Catiana Martins no feminino.

A prova de 2 quilômetros, que teve seu percurso saindo em frente ao colégio Dinarte Ribeiro, seguindo pela Rua XV de Novembro até a Pipa do Noca e retornando para o local de largada, começou com um tiro alucinado do atleta caçapavano Clésio Oliveira, que liderou liderou nos primeiros 400 metros de prova, a partir dai sendo ultrapassado pelo gabrielense Rosso.

A prova de 7 km teve seu percurso saindo em frente ao colégio Dinarte Ribeiro, seguindo pela Rua XV de Novembro, Félix da Cunha, Pinheiro Machado, Av. Santos Dumont, até o colégio Maria José da Rosa, retornando pelo mesmo trajeto até a linha de Largada/Chegada. 

A disputa iniciou com os atletas Eduardo Zago, Luíz Almir e Antenor Macedônio puxando a frente. Em frente ao colégio Januária Leal os atletas Eduardo Zago (Caçapava) e Luís Almir (São Gabriel) abriram uma pequena vantagem com relação aos demais atletas. Os dois atletas seguiram com esta configuração até aproximadamente a marca dos 5,5 km, quando em frente a AEESUL o atleta Eduardo Zago sentiu dores na panturrilha direita e começou a caminhar. O atleta Luís Almir que liderava a prova a partir de então continuou correndo por mais uns 30 metros e também começou a caminhar (em solidariedade ao atleta caçapavano e não por que estava quase morrendo como andaram dizendo por ai :p). A partir de então o primeiro lugar começou a ser disputado pelos atletas José Rosso (São Gabriel), Antenor Macedônio (Caçapava) e Matheus Marques (Caçapava). Enquanto isso, os atletas Eduardo Zago e Luís Almir, depois de tomarem um fôlego, se abraçarem, e se apoiarem mutuamente (momento GLS :p), resolveram voltar para o heterosexualismo ... digo ... para a prova.
Próximo ao Colégio Januária Leal, o atleta José Rosso começou a abrir uma pequena vantagem em relação ao atleta Antenor Macedônio; o atleta Eduardo Zago, que já havia retomado uma posição se aproximou dos dois, e, os atletas Matheus Marques e Luiz Almir um pouco atras, vinham na disputa pelos 4° e 5° lugares.
As 3 primeiras posições se mantiveram até a linha de chegada. Os atletas Luiz Almir e Matheus Marques protagonizaram um Sprint Final endoidecido nos últimos 500 metros de prova, ficando o Caçapavano com a 4ª colocação.
Enquanto os 5 atletas sofriam feito cavalos de carreira na disputa pelo primeiro lugar ao longo de todo o percurso de 7 km, houveram relatos de que, o atleta Clésio Oliveira, contento com a sua 2ª colocação geral na prova de 2 km, vinha próximo a ambulância, interagindo com os demais atletas e tomando um suco de grosélia (vadiu).

Confira abaixo a Classificação geral masculina e feminina das duas distâncias:

2 km - Machos

Class
Atleta
Tempo
Cidade
1
José Rosso
00:05:53
São Gabriel
2
Clésio de Oliveira
00:06:31
Caçapava do Sul
3
Lucas Garcia
00:06:50
Rio Grande
4
Gilberto Tarsch
00:07:16
Caçapava do Sul
5
Thiago Barros
00:07:21
São Gabriel
6
Cristiano Gaspar Chalmerens
00:07:27
Caçapava do Sul
7
André Teixeira de Freitas
00:07:36
Caçapava do Sul
8
Artur Fernando dos Santos Machado
00:07:58
Caçapava do Sul
9
André da Silva Pereira
00:08:13
Caçapava do Sul
10
Marcelo Souza
00:08:22

11
André Ricardo Pereira
00:08:34
Novo Hamburgo
12
Paulo Rogério Bitencourt
00:08:41

13
Carlos Daivid de Rosso
00:08:47
Caçapava do Sul
14
Rodrigo Tolfo Bitencourt
00:09:03
Caçapava do Sul
15
Nestor Paulo Markus
00:09:52
Caçapava do Sul
16
João Lima Soares
00:14:32
Caçapava do Sul

5 primeiros colocados - Geral Masculino 2 km.

2 km - Geral Feminino

Class.
Atleta
Tempo
Cidade
1
Catiana Martins
00:08:17
São Gabriel
2
Andréa Amertoy Pereira
00:09:44
Caçapava do Sul
3
Deyse da Rosa Pereira
00:09:58
Caçapava do Sul
4
Marines Huerta
00:10:10
Caçapava do Sul
5
Neusa Esenbruch
00:11:01
Santa Cruz do Sul
6
Thais Danzmann Chaves
00:12:35
Caçapava do Sul
7
Mariana Barros
00:13:02
São Gabriel

5 primeiras colocadas - Geral Feminino 2 km.


7 km - Geral Masculino

Class
Atleta
Tempo
Cidade
1
José Rosso
00:24:43
São Gabriel
2
Antenor Macedonio Nery
00:24:48
Caçapava do Sul
3
Luis Eduardo Zago
00:25:00
Caçapava do Sul
4
Matheus Marques
00:25:20

5
Luis Almir
00:25:25
São Gabriel
6
Thiago Borges
00:26:25
São Gabriel
7
Leonardo Barbosa Torres
00:26:50

8
Paulo Sérgio Mendes
00:26:56
Caçapava do Sul
9
Paulo Benhur Paz
00:27:33
Caçapava do Sul
10
Charles Jesus Dias
00:27:40
Caçapava do Sul
11
Claudio da Silva Meira
00:28:22
Cachoeira do Sul
12
Diovane Camargo de Melo
00:29:26
Caçapava do Sul
13
Thiago Barros
00:29:39
São Gabriel
14
Cristiano Oliveira Chaves
00:30:11
São Sepé
15
João Candido Baltezan Leite
00:30:37
     Caçapava do Sul
16
Elcio Jair Barros
00:30:44
Caçapava do Sul
17
Kahiky Ferreira Nascimento
00:31:23
Caçapava do Sul
18
Favorino Soares
00:31:47
Caçapava do Sul
19
Antenor dias
00:31:50
Caçapava do Sul
20
Luis Antonio Bitencort
00:32:07

21
Ravi Gabriel dos Santos Pinheiro
00:32:20
Caçapava do Sul
22
Everton Fabricio Viana
00:32:44
Caçapava do Sul
23
Marc Beyer
00:33:53
Caçapava do Sul
24
Cleberson de Almeida Feiteiro
00:34:20
Caçapava do Sul
25
Adão lozario
00:35:21
São Gabriel
26
André da Silva Pereira
00:36:22
Caçapava do Sul
27
Marcelo Souza
00:37:25

28
Clésio de Oliveira
00:37:33
Caçapava do Sul
29
André Ricardo Pereira
00:38:30
Caçapava do Sul


5 primeiros colocados - Geral Feminino ... digo ... ta mesclado ... Masculino 7 km.


7 km - Geral Feminino

Class.
Atleta
Tempo
Cidade
1
Catiana Martins
00:34:12
São Gabriel
2
Patricia Marques Meira
00:35:06
Cachoeira do Sul
3
Goreti Fatima Lopes Dotto
00:36:08
 Caçapava do Sul
4
Alice Natalia Baltezan
00:37:36
Caçapava do Sul
5
Nizalva Ferreira Dalmolin
00:38:34
Caçapava do Sul
6
Samantha Ramires da Cunha
00:40:26
Caçapava do Sul
7
Katia Ferreira Dias
00:41:02
Caçapava do Sul

5 primeiras colocadas - Geral Feminino 7 km.

Destacamos a presença do atleta caçapavano André Silveira, que atualmente reside em Novo Amburgo - RS. André Silveira possui atualmente, o recorde caçapavano de maior distância percorrida correndo, de 153 km, obtido na Ultramaratona 24 h de Santa Maria, em 2013.

André Silveira - Detentor do
Recorde Caçapavano de Maior Distância
percorrida correndo - 153 km em 2013.