A Volta da Pampulha é uma das provas de rua mais tradicionais e cobiçadas do país. O evento ocorre anualmente, em um percurso de 18 quilômetros, costeando um dos cartões postais de Belo Horizonte-MG, a Lagoa da Pampulha. A edição deste ano contou com a participação de 15 mil atletas, dentre eles, estava o caçapavano Jair Fernandes.
Jair e um companheiro de esporte (Roberto Santana - Pank), ambos vestindo uma camiseta com a escrita: Caçapava Runners, em homenagem ao município de Caçapava do Sul. (Ficaram gatões :p) |
Jair atualmente reside em Porto Alegre e começou a praticar atletismo recentemente, no ano de 2012, correu varias corridas, ja organizou provas e é membro fundador de um grupo de corridas na Capital.
Confira abaixo a entrevista que fizemos com o atleta:
Blog - Quando você começou a correr e o que te motivou a começar?
Jair - Comecei a correr em 2012, porque senti dores no peito. Fui ao médico e estava 12 kg acima do peso, hipertenso ... uma genética horrível ... enfim ...
Aí me preocupei. Estava separado, não tinha muito dinheiro. Pensei: tenho que fazer alguma coisa barata!
Comprei um tênis e comecei a correr. No primeiro dia corri 500 metros, até o mercado; quase morri. Falei: nunca mais vou correr. Mas fui insistindo!
Em um ano tinha emagrecido 10 kg e estava tudo bem nos exames.
Blog - Sabe quantas provas já correu?
Jair - Acho que já corri umas 60 corridas. Tenho 450 treinos monitorados no runkepper (Aplicativo de corrida para celular).
Corri 2 São Silvestre, 1 meia maratona de São Paulo, 3 Meia Maratonas do Rio de Janeiro,
1 Meia Maratona de Porto Alegre, 3 Meia Maratona de Floripa e várias corridas menores, aqui em POA e no interior do estado.
Jair e suas 60 medalhas - Na mão direita a medalha de 3º lugar na categoria, Rústica Rádio Caçapava. |
Blog - Qual foi a melhor corrida pra você até hoje?
Jair - Á mais importante, pelo sentimento de ser na terra dos meus pais, foi a corrida da Rádio Caçapava em 2015, onde subi no pódio pela primeira vez (terceiro lugar na categoria de idade).
Mas meu objetivo é só manter a saúde. Completando as provas já estou feliz!
Blog - Ja passou por algum momento difícil, triste ou desagradável no meio esportivo?
Jair - Fiz uma cirurgia no joelho por causa da corrida. Chorei muito, achei que nunca mais ia correr. Hoje estou melhor do que antes. Tenho um grande grupo de corrida aqui em Porto Alegre. Somos em torno de 50 integrantes.
Uma vez, corri 22 quilômetros na TTT (Travessia de Torres a Tramandaí), no trecho de Torres a Rondinha. Na ocasião meu amigo de equipe faleceu na corrida. Esta parte é triste ... o eterno Binho da equipe Tag de Santo Ângelo.
Blog - Como foi a Volta da Pampulha pra você?
Jair - É a melhor prova do Brasil. Plana não tem uma subida se quer. Toda em asfalto
O clima estava 24° C, mas lá é quente, demos sorte.
Consegui ficar na posição 4.189 de 15.000 atletas. Na largada, havia um rapaz com microfone, divulgando o nome das cidades participantes. Eu passei e gritei " Caçapavaaa!!! ", e o rapaz falou o nome da cidade para 15 mil pessoas ouvirem. Foi um momento muito bom!
A volta da Pampulha deste ano foi vencida pelo 5º ano consecutivo pelo mineiro Giovani dos Santos, que completou os 17,8 km a um pace de 2:58 min/km.
Giovani dos Santos - O Monstro da Pampulha, conquistando o pentacampeonato. |
Grandes amigos Caçapavanos, os treinos ai em Caçapava deram resultados, consegui finalizar a prova, e ainda ficar bem colocado, agora continuar treinando, parabéns a equipe Caçapavana, uma gurizada que corre muito, tudo de bom amigos nos encontramos na largada das provas.
ResponderExcluirBela matéria parabéns! Jair e Roberto também estão de parabéns, quem quiser seguir o grupo segue face e instagram:
ResponderExcluirhttps://www.facebook.com/cacapavarunners/
https://www.instagram.com/cacapavarunners/